Quem olha de fora pode até pensar que é pura pancadaria. Truculência pura, violência gratuita. A diferença entre o futebol americano e o comum são muitas. E, para quem não está habituado, pode parecer estranho, mesmo. Mas existe muita técnica, e esporte, entre as linhas de touchdown.

Neste artigo explicaremos as principais diferença entre o futebol americano e o comum. De formas de falar até algumas regras.

Football x soccer

Esta é uma das principais confusões com relação ao esporte. Aqui no Brasil, conhecemos como futebol o esporte jogado com os pés, por 11 jogadores e tudo mais. Mundialmente, o termo para ele é football. Nos EUA, não.

No inglês americano, football é o que conhecemos como futebol americano. Já o comum para nós, lá, é conhecido como soccer.

Mas por que essa diferença entre futebol americano e o comum?

O principal motivo está na história. Antes da chegada dos dois esportes nos EUA, rugby e futebol eram bastante populares na Inglaterra. O rugby, aliás, surgiu em uma escola de mesmo nome.

Naquela época, o futebol ainda se chamava Association. Isto porque já se pensava em regras para o esporte. Após um tempo foi que o esporte recebeu o nome que o tornou conhecido: football.

O rugby e o futebol chegaram juntos aos EUA. Porém, não havia uma clara separação dos dois esportes.

Algumas universidades americanas juntavam as regras do rugby no futebol. E vice-versa. o rugby, aliás, era muito mais popular por lá.

Por ser praticado por uma maioria jovem, o Association acabou se tornando um nome chato de se pronunciar. Então começou um processo de adaptação.

De Association passou a ser “assoc”, depois “soc” e, por último, “soccer”.

Já o futebol americano surgiu da mistura das regras do rugby com o soccer. E não demorou a se tornar o esporte mais popular do país.

A diferença entre o futebol americano e o comum está apenas no nome?

Não! A versão americanizada do esporte possui muito mais contato físico. Além disto, é jogado quase que inteiramente com as mãos. Excedo nos field goals, chutes em traves enormes em forma de “Y”.

A pontuação também é diferente. Enquanto no futebol cada gol vale 1 ponto, há 4 pontuações diferentes no futebol americano. Vamos a elas:

  • Touchdown: maior pontuação possível no esporte. É contabilizada quando um jogador atravessa, com a bola nas mãos, a última linha do campo adversário, que marca a end zone;
  • Mini touchdown: ao realizar um touchdown, a equipe que pontuou recebe uma chance bônus. Caso opte por realizar um mini touchdown, recebe mais dois pontos;
  • Field goal: caso seja realizado após um touchdown, vale um ponto. Se, após quatro downs (ou descidas), a partir das 30 jardas do campo adversário, o time não quiser arriscar um punt (ou devolução), pode chutar à gol. Nestes casos, vale 3 pontos;
  • Safety: jogada bastante complicada de ser executada. Nela, se um jogador com a bola nas mãos for derrubado em sua end zone, o time recebe 2 pontos.

Algumas jogadas famosas do futebol americano

Pode até parecer, mas o futebol americano não é violento. Puxões, agarrões, socos e chutes são proibidos no esporte. Até rasteiras são ilegais. Para imobilizar um adversário, somente com as mãos abertas. Derrubar é liberado.

Por ser jogado com as mãos, algumas jogadas só existem no futebol americano. As duas mais importantes são:

  • Interception: o ato de interceptar uma jogada. Para contar como um interception, o jogador do time de defesa deve roubar a bola antes que um atacante a receba. Geralmente isto acontece com a bola ainda no ar;
  • Fumble: aqui a ideia é aproveitar a bobeira do adversário. Quando um jogador de ataque deixa a bola cair, um jogador de defesa pode apanha-la antes que ela caia no chão. Quando isto acontece, o jogador pode correr e até marcar um touchdown, se ninguém o impedir.

Curiosidades sobre o futebol:

  • Os estádios são sempre construídos no lado norte ou sul das cidades. Isto é para que o sol não atrapalhe as partidas;
  • Os comerciais de 30 segundos durante o Super Bowl custam, em média, U$ 5 milhões;
  • No domingo de Super Bowl, são vendidas, em média, 1,3 bilhão de asas de frango! Isto fora as 12 milhões de pizzas compradas na mesma data;
  • São necessárias 600 vacas para produzir todas as bolas usadas em uma temporada da NFL, liga de futebol americano dos EUA;
  • A última vez em que uma partida de futebol acabou em 0 a 0 foi em 1943. Os protagonistas da ocasião foram Detroit Lions e New York Giants.


E então, gostou de conhecer algumas diferenças entre futebol americano e o comum? São esportes diferentes, e que marcam a cultura de seus países. Seja com a bola nos pés ou nas mãos.

 

Escrito por Fisk